As Radiografias Intrabucais são as tomadas radiográficas nas quais o filme é colocado no interior da cavidade bucal na hora da obtenção das radiografias.
Radiografia Periapical
São radiografias onde são usados filmes nos tamanhos 3×4 cm e abrangem uma área envolvendo 2 ou 3 dentes por filme. É ideal para avaliar os elementos dentais individualmente e todo seu redor, visto que essas imagens sofrem pouquíssimas distorções e permitem boa visualização de detalhes.
Técnicas de Localização
Com o propósito de localizar tridimensionalmente uma determinada área patológica ou elemento dental através da radiografia (que é um exame de natureza bidimensional) algumas técnicas foram desenvolvidas e são amplamente utilizadas. São elas:
Técnica de Clark, mais comum e abrangente, indicada para localização de elementos inclusos, supranumerários e pequenas e médias áreas patológicas em qualquer região da cavidade bucal.
Técnica de Miller-Winter, indicada para localizar, no sentido vestíbulo-lingual, molares inferiores não irrompidos.
Técnica de Parma, também indicada para molares inferiores, porém mostra a mesma imagem da periapical convencional, porém de uma forma mais abrangente.
Radiografias Interproximais
São feitas com filmes 3×4 cm e numa mesma película consegue-se visualizar a coroa dos dentes superiores e inferiores da mesma região. É indicado para estudo de cáries interproximais e cálculos salivares.
Oclusais
São feitas com filmes 5,7×7,5 cm e abrangem a região de maxila ou mandíbula totais ou parciais. São indicadas para estudo e pesquisa de fraturas, raízes residuais, elementos supranumerários, inclusos, áreas patológicas e fendas palatinas.